Usando Malícia
Existem diversos jogos de baralho onde você precisa ter a chamada “malícia” para se jogar. Otruco é um deles, onde essa malícia é chamada de “roubar”. É claro que não tem nada a ver com o sentido literal da palavra, é só uma gíria. Quando dizemos que estamos roubando notruco podemos dizer que estamos mentindo, enganando o adversário. Um exemplo disso é dizer que estamos com zape ou sete copas e na verdade não temos nada, isso é roubar, iludir os adversários.
Literalmente podemos roubar também escondendo cartas, fazendo maço e vendo o fundo do baralho, porem essa pratica não é valida e se alguém descobre pode custar três tentos (pontos) ou mesmo a partida. A malícia e o jogo corporal são fundamentais para um bom desempenho no jogo, pois caras e bocas podem entregar se jogo e suas cartas para os adversários.

Essas malícias dentro dos jogos de azar são o que deixam tudo mais interessante, pois além de jogar corretamente, você ainda precisa conhecer seu adversário e saber quando ele está mentindo. A verdade é que uma pessoa que souber roubar no truco, com certeza conseguirá manipular o jogo para o seu lado, principalmente se você estiver jogando dois contra dois, pois isso facilita muito na hora dos famosos “maços” e nas roubadas tradicionais do truco. Muita gente admite que, para jogar truco, quem ganha não é quem joga melhor e sim quem sabe roubar melhor e não é pego.
Antes de falar como roubar, é bom saber que roubar é pedir truco sem ter uma carta boa na mão, com o intuito de iludir o adversário fazendo ele recusar o pedido de truco e assim você ganha um tento (ou três se você chamar seis em cima do truco dele, mas é bem mais arriscado). Para se roubar no truco você deve antes de tudo começar a analisar o jogo para saber a melhor hora de trucar em falso.
Observe o jogo e entenda
Observe se todas as manilhas já foram jogadas, se seu parceiro está com alguma e procure sempre olhar a última carta do baralho para saber se não é uma manilha. Além disso, é sempre bom ganhar a primeira rodada, pois essa poderá influenciar muito na decisão dos adversários quando você chamar truco roubando.
Imagine a situação onde todas as manilhas já foram jogadas e vocês ganharam a primeira rodada, então um três seria a carta mais forte no momento, e mesmo que eles tenham outros três, os pontos iriam para quem ganhou a primeira, é claro. Essa é uma boa hora para se chamar truco em falso, pois eles vão ficar com medo de chamar e perder os três tentos, já que dificilmente eles poderiam ganhar essa rodada. Além dessa, existem diversas outras ocasiões onde você poderá usar esse recurso, cabe a você encontrá-las e saber o momento certo de trucar. Boa sorte.